BLOG

artigo-blog-upplay-documentario-joao-adami
Vídeo

Produção audiovisual cultural sobre João Spadari Adami

4 de julho de 2019

A Upplay foi a empresa selecionada para realizar a captação de imagens do documentário João Spadari Adami – O Guardador de Histórias. Financiado pela Lei de Incentivo à Cultura – LIC, o documentário contará a trajetória de João Spadari Adami, um dos mais importantes historiadores da Serra Gaúcha e autor de inúmeras obras sobre a colonização e fundação de Caxias do Sul e região.

O roteiro/argumento e direção do documentário ficará a cargo de Leandro Daros, produtor cultural responsável por inúmeras obras audiovisuais e diretor artístico do CineSerra – Festival do Audiovisual da Serra Gaúcha.

Quem foi João Spadari Adami


Nascido em 1897, João Spadari Adami era filho de imigrantes italianos, que se estabeleceram na antiga Colônia Caxias, onde é hoje Caxias do Sul. João começou a trabalhar aos 9 anos de idade, aprendendo os ofícios de alfaiate e barbeiro. Na pré-adolescência foi jogador de futebol, tendo participado da fundação do primeiro time da cidade, o Esporte Clube Ideal.

Em 1929, ainda trabalhando como barbeiro, João Spadari começou a desenvolver a paixão pelos registros históricos, em uma época em que nada havia sido estudado com profundidade. Destacou-se pela sua objetividade e fidelidade aos documentos, já que até então a história oficial da fundação de Caxias do Sul era deturpada por erros factuais e discursos grandiosos dos colonizadores, que contavam a história como queriam.

João Spadari Adami reuniu uma enorme quantidade de documentos, transcrevendo e publicando muitos deles. E durante muito tempo manteve em sua barbearia o Centro Informativo da História Caxiense, com vasto material historiográfico. Foi autor de diversas obras, entre elas a História de Caxias do Sul, em 7 volumes, que até hoje é referência básica para o conhecimento da história local.

joao-adami-arquivos-upplay
Foto: Acervo do Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami

Como forma de reconhecimento, em 1977 foi fundado o Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami, que abriga até hoje o rico material reunido por Spadari.

O documentário sobre a vida de João Spadari Adami


O projeto do documentário João Spadari Adami – O Guardador de Histórias, foi aprovado via Lei de Incentivo à Cultura de Caxias do Sul, com a proposta de Pedro Giazzon dos Santos, bisneto de João Spadari Adami. O objetivo da obra é mostrar Spadari além da figura pública já bastante conhecida, mas apresentá-lo como uma figura essencial da historiografia de Caxias do Sul.

Para isso, será feito um documentário híbrido, onde as sequências de recriação ficcional darão o tom da narrativa, rememorando fases marcantes da sua trajetória com comentários de vários depoentes, como familiares, historiadores e contemporâneos.

As gravações serão realizadas no Arquivo Histórico Municipal de Caxias do Sul, entre julho e agosto de 2019.

Captação de imagens e direção de fotografia


Como em qualquer projeto financiado com verba pública, é obrigatório a apresentação de 3 orçamentos de empresas distintas, para toda e qualquer função. Levando em conta a qualidade dos serviços e o valor, a Upplay foi a empresa vencedora para realizar a captação das imagens do Documentário e a direção de fotografia.

Dispondo de equipamentos de ponta, como câmeras full HD e drones, além de equipe experiente e especializada, a Upplay registrará os depoimentos das pessoas convidadas; as cenas ficcionais, com o ator Arcângelo Zorzi Neto – Maneco interpretando João Spadari e as imagens de preenchimento, dispondo de um vasto arquivo de fotos, objetos pessoais, livros e anotações de Spadari pertencentes ao Arquivo Histórico Municipal.

A direção de fotografia ficará a cargo de Vacionir Junior, diretor da Upplay com ampla experiência no mercado audiovisual, que participa desde o começo das reuniões com a equipe do Documentário.

Ficha técnica do documentário


Proponente do projeto: Pedro Giazzon dos Santos
Roteiro e direção: Leandro Daros
Direção de fotografia: Vacionir Junior
Produção e arte: Rachel Zílio
Captação de áudio: SONA – som para filmes e música
Edição: Lorena Marcos
Captação de apoio cultural: Rúbia Ana Mossi Frizzo
Produção cultural: Claudio Troian

Nossa bio

Dê um Play
A Upplay Soluções em Comunicação é uma empresa focada em criar e operar o conceito Omnichannel para seus clientes, ou seja, visa melhorar a experiência de consumo entre os usuários e seus clientes, proporcionando a integração em multicanais. Desta forma, cresce junto à evolução dos conceitos de comunicação, mídia e plataformas, pois é completamente focada na experiência do consumidor, on e offline, nos canais existentes de uma determinada marca, em diferentes áreas. Assim, a Upplay planeja e executa ferramentas, pensando sempre na integração perfeita entra empresa e consumidor.
O que a Upplay faz?
Estamos há mais de 15 anos na área da Comunicação, sendo referência em conteúdo, gerenciamento de mídias, campanhas digitais, desenvolvimentos de sites e sistemas gerenciáveis, e-commerce, além da produção audiovisual e fotográfica.
A Upplay propõe uma comunicação diferenciada com resultados reais, pois entende que o comportamento e o consumo dos usuários mudaram, assim como suas rotinas. Hoje, estar conectado e saber se comunicar é tão fundamental quanto ter a certeza de que seu produto tem qualidade e deve ser divulgado. A Upplay une canais, promove visibilidade e conecta o on e o off, complementando possibilidades, convergindo em resultados e proporcionando novas experiências aos usuários e clientes.