Mídias – Doces Forno Velho

A marca Forno Velho


A Doces Forno Velho é uma empresa que nasceu da agricultura familiar, inicialmente com o cultivo de maçãs e morangos em propriedade rural e logo depois partindo para a produção de geleias e doces coloniais para comercialização. Atualmente, a marca é reconhecida pela qualidade e variedade dos seus produtos, além do sabor inconfundível dos pedaços de fruta, que remetem às memórias da infância.

O crescimento da Forno Velho manifestou a necessidade de atualizar as estratégias para atrair clientes e otimizar a visibilidade da marca nas plataformas online, estabelecendo assim um gerenciamento completo de redes sociais (Facebook, Instagram, YouTube e Linkedin), onde realiza a divulgação dos seus produtos, interage com o público e  recebe o feedback dos mais diferentes consumidores.

FornoVelho-Mockup-Facebook

A Forno Velho online


O gerenciamento de redes sociais compreende uma série de fatores que precisam estar em harmonia para que o resultado faça sentido. Por isso, é utilizada uma linguagem diferenciada para cada mídia, de acordo com o público-alvo a ser atingido. Fazendo uso das características marcantes da empresa como o aspecto familiar e colonial, foi elaborada a persona da Forno Velho, que possui atuação frente aos comentários e recebimento de mensagens no perfil e page da marca.

O ritmo de postagens no Facebook e no Instagram é frequente, devido ao grande número de usuários e possibilidades de atingir esse público. Além disso, são utilizados recursos específicos de cada mídia para incentivar uma maior interação dos seguidores e envolvimento com as publicações, como as enquetes no Facebook e as hashtags no Instagram. O Linkedin da Forno Velho possui postagens menos frequentes, com periodicidade semanal, com teor mais informativo de apresentação da marca, linhas e produtos. 

FornoVelho-Mockup-Instagram

A identidade visual das publicações da Forno Velho busca sempre fazer alguma referência à matéria-prima e à característica principal que a diferencia das demais geleias: a presença expressiva dos pedaços de frutas em cada potinho. Além disso, a variedade de linhas e sabores e as sugestões de acompanhamentos que cada doce pode ter despertam o interesse de diferentes tipos de consumidores. Afinal, quem não fica curioso para provar uma geleia sabor pimenta no churrasco?

O consumo de vídeos nas redes sociais


As redes sociais são hoje um dos principais meios para a publicidade, e os vídeos possuem grande adesão por serem naturalmente mais dinâmicos, atrativos e capazes de segurar o internauta por mais tempo durante sua execução.

Assim como a sociedade, as formas de consumo da mídia também se modificam. Em outros tempos seria necessária uma superprodução para se obter um vídeo com qualidade e que transmitisse o real sentido do seu anunciante. Hoje, o público possui um olhar mais aguçado para esse tipo de mídia, já que dispõe de inúmeras ferramentas com essa finalidade como Story, WhatsApp, Snapchat, além do próprio feed de notícias.

Nem sempre é necessário haver uma legenda ou mesmo uma locução para que o vídeo se torne inteligível por parte dos seguidores de determinada rede social. No entanto, é preciso haver uma comunicação visual eficiente e bem planejada, combinada a uma edição rápida e interessante para que, além de despertar a curiosidade, o vídeo também seja capaz de segurar o visitante até o fim e atinja seu objetivo enquanto publicação.

A Forno Velho em Vídeos


A Forno Velho possui um volume considerável de postagens em formato de vídeo no Facebook, Instagram, Linkedin e YouTube. Estes vídeos são pensados de acordo com as potencialidades de cada mídia para garantir uma melhor utilização dos recursos e atingir o público específico presente em cada uma delas.  Em geral, são produções bastante dinâmicas e com forte presença dos recursos visuais de cor e movimento.

Assim como nos stories, os vídeos para o feed do Instagram e Facebook da Forno Velho são rápidos e fazem referência a alguma fruta (sabor), tipo de embalagem ou linha de produtos, além dos vídeos para datas comemorativas. Em todos os casos, é utilizada alguma trilha com característica dinâmica, sem locução e sem legenda, a fim de evidenciar o produto trabalhado em destaque.

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🍒🍓🍍 Ano Novo! 🍇🍊🍎

Uma publicação compartilhada por Doces Forno Velho (@docesfornovelho) em

No Linkedin também há postagem de vídeos, no entanto o material para essa mídia é diferente das demais redes devido à variação do tipo de público. Neste caso tem sido utilizado o recurso de locução, com um teor mais explicativo e elaborado em maior duração para satisfazer a demanda informativa da publicação.  Em geral, os vídeos possuem grande prestígio entre os seguidores da Forno Velho, que interagem através de curtidas, comentários e compartilhamentos para destacar algum aspecto do produto ou linha de sua preferência.

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Comunicação offline


Além do gerenciamento de redes sociais, desenvolvimento de campanhas em formato de posts estáticos, vídeos, stories e demais demandas das plataformas online da Forno Velho, a Upplay também oferece todo o suporte offline, com material impresso para divulgação e distribuição para os revendedores e parceiros da marca.

Com a criação de materiais de ponto de venda e gôndola, a Forno Velho encontrou novas formas de comunicar sua mensagem e cativar o mercado nacional de maneira atrativa. Nesse processo, foram desenvolvidos quatro modelos de wobblers com a intenção de apresentar a variedade de sabores da marca ou dar um enfoque a um tema específico como, por exemplo, a utilização das geleias como calda do sorvete.

Também foram produzidas réguas para distribuição nos estabelecimentos que revendem as geleias da Doces e flyers para divulgar a Linha Light (destacando seu diferencial com 25% menos açúcar) e as possibilidades de incrementar receitas com as geleias Forno Velho. 

Catálogo de produtos Forno Velho


O grande destaque destas peças é o catálogo de produtos da Forno Velho, que apresenta as linhas exclusivas da marca (Linha Colonial 250/400g, Linha Colonial 1,02kg, Linha Colonial 4,8kg, Linha Light e Linha Premium), suas características e variedades de sabores com ingredientes utilizados, informação nutricional, tamanho das embalagens etc. Aprimorando o catálogo, também foi criada uma lâmina de apresentação da Linha Gourmet e da Goiabada Colonial Lisa – fracionada, ambas criadas recentemente para enriquecer o leque de opções da marca.

Com o tempo, esse catálogo evoluiu para um informativo completo da Forno Velho graças à riqueza de informações e especificidades sobre cada uma das linhas e seus respectivos produtos. Além disso, a peça também conta com um destaque para os princípios e tradições da marca, destacando sua preocupação com o meio ambiente e com um futuro sustentável, além das propostas para reutilização das embalagens e o cuidado durante a fabricação dos produtos.