BLOG

Máquinas de gelo da Refrigeração Calábria em fundo azull
Conteúdo | Full Service | Vídeo

Refrigeração Calabria: seja dono do seu próprio negócio!

13 de fevereiro de 2019

Competir no mercado com produtos para nichos muito específicos, como máquinas industriais de gelo, não é tarefa simples. Mas com um bom planejamento de marketing e estratégias focadas na solidificação da marca e na comercialização dos produtos, o resultado é o sucesso comercial e a ampliação do mercado.

Quem é a Refrigeração Calabria?


Desde 1973 a Calabria Indústria de Refrigeração atua no segmento de refrigeração industrial e comercial em Farroupilha – RS. Incialmente, a empresa fornecia apenas manutenção e assessoramento para equipamentos de refrigeração, mas para suprir uma demanda de mercado, voltou-se para a produção de equipamentos frigoríficos de linha industrial, como câmaras frias, máquinas e embaladoras de gelo.

refrigeracao-calabria-site-upplay

Hoje a Refrigeração Calabria atende todo o Brasil e alguns países do Mercosul, fabricando máquinas de gelo em tubo e em escamas com capacidade de produção de 1 a 3 toneladas de gelo por dia; câmaras frias para resfriamento ou congelamento; embaladora de gelo e acessórios, como cortinas de PVC para isolamento térmico.

Comunicação focada em resultados


A Refrigeração Calabria chegou na Upplay em 2017 em busca de reconhecimento da marca e de uma publicidade que alavancasse o volume de vendas e a expansão do mercado. Assim, foi elaborada uma estratégia de marketing que identificou não apenas os objetivos propostos pelo cliente, mas outras demandas que viriam a facilitar o trabalho dos diretores e representantes e que melhoraram não apenas as vendas, mas o processo como um todo, desde a fabricação até a entrega das máquinas. Para isso, foi elaborado um projeto de comunicação completo, englobando fotografia, vídeo, produção de conteúdo, site e marketing digital.

Identidade visual


refrigeracao-calabria-site-upplay-visual

Além de um novo plano de comunicação, a Refrigeração Calabria também estava mudando sua sede para um pavilhão maior, mais moderno e com toda a infraestrutura necessária para abrigar todos os setores da empresa, desde o administrativo até a produção. Assim, foi realizado um estudo do espaço para identificação visual e identificação de espaços, seguindo todas as regras dos órgãos competentes. Para isso, foram realizadas marcações obrigatórias no piso para definir os setores da fábrica, placas de identificação internas e externas, adesivos e propostas de layout da fachada.

Território virtual


No universo cada vez mais digital, quem não está presente online é como se não existisse. Então, para garantir a presença nesse universo, foi criado um site para a Refrigeração Calabria apresentando o histórico da empresa e toda a sua gama de produtos, além de um espaço planejado para os pedidos de orçamento, onde o cliente pode escolher o produto e a capacidade de produção, e assim receber um retorno muito mais ágil e assertivo do departamento comercial da empresa. Além disso, a Upplay produziu fotos profissionais de toda a gama dos produtos, validando a qualidade e o profissionalismo da empresa.

O site recentemente ganhou uma versão em espanhol, a fim de conquistar os mercados de refrigeração e gelo do Mercosul.

Produção audiovisual


Não importa a plataforma: vídeos são sempre uma das principais ferramentas de marketing e publicidade para uma marca. Pensando nisso, a Upplay produziu uma série de vídeos para a Refrigeração Calabria, como vídeo institucional, vídeo de apresentação de produtos e também vídeos-manuais, orientando os clientes sobre a chegada e instalação dos equipamentos adquiridos. Isso fez com que o processo de pós-vendas se tornasse muito mais eficiente para a Calabria, uma vez que os clientes tinham em mãos um material de fácil compreensão, que podia ser visto quantas vezes fosse necessário e que, em alguns casos, não demandava mais a presença de um representante da Calabria para orientar a instalação e o recebimento dos equipamentos.

Vídeos Institucionais


Marketing Digital: Refrigeração Calábria


Mesmo para uma empresa que fabrica máquinas industriais de gelo e câmaras frias, a presença nas redes sociais é vital. Assim, foram criadas páginas no Facebook e Instagram, com gerenciamento focado na marca e nas vendas, através de posts estáticos, posts-vídeos e stories.

São trabalhadas promoções, divulgação da gama de produtos, publicações institucionais e de datas comemorativas e campanhas sazonais. Além disso, alguns cases de entrega e instalação de equipamentos também são divulgados, a fim de mostrar a capacidade técnica, a simplicidade de instalação e o cuidado no pós-vendas da Calabria com os seus clientes.