5 dicas de Copywriting e SEO para clínicas de estética 

O mercado da estética vem crescendo cada vez mais no Brasil, fator que aumenta constantemente a competitividade no setor. Para se ter uma ideia, o crescimento foi de 567% entre 2014 e 2019, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC).

Com isso, as clínicas de estética precisam estar sempre buscando novas formas de se destacar, atraindo pacientes e fidelizando-os. Nesse sentido, as estratégias de copywriting e SEO se mostram como ferramentas vantajosas para quem busca mais espaço no meio digital. Quer saber como elas podem beneficiar o seu negócio? Confira a seguir!

Copywriting – o marketing da persuasão

Podemos resumir o que é copywriting em uma frase simples: são textos persuasivos criados com a intenção de converter negócios. Eles podem ser utilizados em diversos meios, como e-mails, anúncios, slogans, conteúdos de redes sociais e sites.

O principal objetivo dos textos criados com estratégias de copywriting é convencer o público-alvo na tomada de decisões, seja para a compra de um produto ou serviço, seja para propagar uma ideia ou posicionamento.

Para criar uma boa copy, você precisa seguir alguns passos, como:

  • Ter afinidade com seu público-alvo;
  • Demonstrar que entende os problemas do consumidor;
  • Criar textos como pequenas histórias, pois eles retêm mais a atenção do leitor;
  • Comprovar as informações utilizadas com dados e pesquisas;
  • Entregar conteúdos que vão além do que o cliente espera;
  • Oferecer exclusividade e produtos ou serviços limitados;
  • Induzir o consumidor a concordar com você.

Para clínicas de estética, o copywriting pode ser utilizado demonstrando compreensão e empatia para com as queixas dos pacientes, sempre visando sua autoestima e qualidade de vida. Outro ponto importante na criação de textos nessa área é mostrar que cada atendimento é individualizado, pois a singularidade pode (e deve) ser valorizada.

Abaixo, você confere um exemplo de como as estratégias de copy podem ser utilizadas em vídeos:

SEO – as estratégias para que sua Clínica se destaque no Google

Sua clínica de estética pode sim ter um CEO incrível, mas se ela não tiver SEO, nós precisamos conversar! Brincadeiras à parte, o SEO (Search Engine Optimization) são as estratégias de otimização para mecanismos de busca.

Ainda está complicado de entender? Então vamos a um exemplo prático: sabe quando você procura “tratamentos para X coisa” no Google? Então, os primeiros sites que aparecem no resultado de pesquisa utilizam o SEO. Esse conjunto de estratégias é utilizado em sites, blogs e páginas on-line para que eles fiquem bem ranqueados nos buscadores, assim, quando um paciente em potencial buscar por um tratamento, vai encontrar a sua clínica!

Utilizar o SEO é muitíssimo importante, afinal, pesquisas indicam que os três primeiros links orgânicos (que não possuem patrocínio) recebem cerca de 30% dos cliques. Além disso, só 0,78% dos usuários clicam em algum link da segunda página de resultados.

O que isso significa? Que seu site precisa estar na primeira página dos mecanismos de busca! Assim você converte mais negócios e melhora seus lucros. E como fazer isso? Com SEO! Por isso é fundamental que você desenvolva seu site com uma agência especializada no assunto e que entenda todas as estratégias envolvidas nesse processo.

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5 dicas de marketing digital para clínicas de estética 

Agora que você já sabe como o SEO e o Copywriting podem ser utilizados para que sua clínica converta mais pacientes, chegou a hora de pôr a mão na massa! A seguir, listamos cinco dicas essenciais para que você tenha um marketing digital de sucesso! Confira:  

1 – Utilize as palavras-chave que seus pacientes buscam 

Não importa se estamos falando do seu site ou do conteúdo das suas redes sociais, uma coisa é certa: você precisa falar a mesma língua que seu público! Esse cuidado é muito importante para o seu engajamento on-line. Além disso, utilizar palavras-chave que seu público também usa, faz com que seu site seja encontrado por quem é consumidor em potencial, otimizando as suas chances de conversão.   

2 – Crie conteúdo relevante 

Outra dica válida tanto para SEO quanto para copy! Se o seu conteúdo não estiver alinhado com o que o público anda pesquisando, ele não vai gerar acessos ao seu site, nem criar engajamento nas redes sociais. Por isso, é sempre válido pesquisar as tendências de mercado, os tratamentos que as pessoas estão procurando e ajustar o conteúdo de acordo com a sazonalidade – no verão, por exemplo, as pacientes procuram majoritariamente por tratamentos corporais, pensando no “corpo de praia”.  

Você sabia que os links são muito importantes para que seu site tenha um bom posicionamento orgânico? Por isso, é preciso apostar em duas estratégias: 

Links internos: eles ajudam a otimizar a estrutura interna do seu site e podem aumentar o tempo que os usuários passam dentro das páginas (otimizando o ranqueamento nos buscadores). 

Link building: esse é um conjunto de táticas que buscam adquirir links qualificados de outros sites. Ou seja, gerar conteúdo relevante, para que outras páginas utilizem sua empresa como referência e façam links para criações suas. Isso gera autoridade ao seu site e melhora o ranqueamento nos motores de pesquisa.  

4 – Seu site demora para carregar? Então resolva! 

Qual a sua reação quando entra em um site muito lento? Você permanece na página e espera carregar? Nós apostamos que não. E essa não é uma conclusão sem embasamento, estudos indicam que 64% dos usuários tendem a deixar o site e buscar outro que seja mais rápido! Isso gera perda de negócios e afeta seu posicionamento nos motores de busca.  

Ou seja, de nada adianta o site de sua clínica ser lindo, com ótimas copys, SEO impecável, se ele não carrega e os pacientes nem chegam a vê-lo. Por isso, lembre-se: sua página precisa ser gerida por uma empresa que saiba o que está fazendo, e garanta que seu site seja rápido e eficiente.  

5 – Sempre use “Call to Action” (CTA) 

A nossa última dica é: CTA deve ser seu mantra. Não é porque clínicas de estéticas oferecem serviços (e não produtos) que eles não devem ser vendidos, certo? Então siga exemplos de publicidades clássicas como “Compre Baton”, e utilize o Call to Action a seu favor. Essas são frases que chamam para a ação, e induzem o usuário a acessar um link, ou agendar uma consulta, por exemplo. 

As CTA’s podem ser utilizadas em sites e posts de redes sociais, e aumentam o interesse do público nas soluções que você oferece. Ou seja, mais uma dica que aumenta as suas conversões! 

https://www.instagram.com/p/CgVE52ptymo/

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