Os desafios que um empresário precisa enfrentar todos os dias são inúmeros, e a Tedesco Sistemas de Armazenagem sabe muito bem disso. Durante seus mais de 20 anos de história, passou por crises econômicas, uma pandemia global e cenários de governo em constante ebulição. Mas, mesmo assim, sempre buscou formas de crescer.
Em 2023, o primeiro pontapé para atingir metas de crescimento ainda maiores ocorreu com a Convenção de Vendas (um evento focado no time comercial). Para esse momento, a empresa precisava de um plano de comunicação bem elaborado que trouxesse um sucesso absoluto para o evento. Foi aí que o time da Upplay e da Quanta Ideias entrou em campo, com muitas ideias e estratégias para um resultado vitorioso.
A seguir, você descobre um pouco mais sobre o nosso plano. Vamos lá?!
A pandemia mundial de Covid-19 trouxe grandes mudanças no panorama de consumo mundial. Com o isolamento social em alta, as pessoas voltaram suas compras para o meio digital, o que incentivou que empresas de grande porte otimizassem seus armazéns e processos logísticos. Assim, as soluções de armazenagem da Tedesco caíram como uma luva para os novos modelos de negócios, o que possibilitou a continuidade dos serviços oferecidos e, consequentemente, uma boa taxa de crescimento.
Em 2023, para obter resultados ainda melhores, a Tedesco elaborou um plano ousado e buscou a Upplay para elaborar estratégias que auxiliassem nesse caminho. A Convenção de Vendas 2023 foi um bom marco inicial para isso, onde a nossa equipe conseguiu entender melhor sobre o processo interno e essência da Tedesco. Falaremos mais sobre isso a seguir.
O ano era 1999 e, na cidade de Bento Gonçalves – RS, nascia a Tedesco Sistemas de Armazenagem. Desde o princípio, a empresa buscava soluções inovadoras para facilitar a logística de outros negócios, otimizando ambientes e ajudando a abrir espaço para o crescimento.
Esse trabalho sempre foi feito com muito compromisso, e uma das características que nos chamou a atenção foi a união entre os colaboradores durante essa trajetória. Observando isso, as ideias começaram a florescer no imaginário do nosso time.
A Convenção de Vendas é um evento tradicional da Tedesco e ocorre todos os anos. Na edição de 2023, os organizadores desejavam melhorar o espírito de equipe entre os colaboradores, além de apresentar novidades feitas para facilitar o dia a dia do time comercial.
Analisando o perfil da empresa, seus valores e o objetivo do evento, foi possível começar a traçar uma estratégia para a realização da Convenção. Foram muitas etapas e o nosso time precisou suar a camisa, mas no final, tudo valeu muito a pena!
A seguir, você confere uma pequena amostra de tudo o que entregamos.
Antes de mais nada, precisávamos elaborar a ideia central da Convenção de Vendas. Observando que a empresa desejava aprimorar seus resultados, foi nítida a necessidade de melhorar a união entre as equipes, especialmente a comercial, afinal, uma andorinha só não faz verão.
Assim, nossa primeira estratégia foi criar uma nuvem de palavras com pontos-chave para o evento:
Foi assim que chegamos ao mote da Convenção: “Se tem time, tem jogo”. Essa frase norteou toda a criação e foi essencial para que o plano de comunicação tivesse uma unidade, tornando as peças facilmente identificáveis.
Com essa frase, pudemos criar a ideia de “jogar junto” e com um simbolismo simples, representar a importância da união para o crescimento da empresa e do time como um todo.
Conceito do evento criado, partimos para a criação da identidade visual e seguimos utilizando elementos que remetem ao sentido de “colocar o time em campo”. Na imagem abaixo, você vai perceber que unimos grafismos que lembram uma estratégia de jogo de futebol e também um brasão que engloba tudo.
Por meio desse layout, trouxemos para o imaginário dos colaboradores a importância de traçar um plano para obter a vitória, e que isso deve ser feito em união, como um time. Olha só:
A base do plano de comunicação estava feita, chegava a hora de colocar as peças para jogo e ver a estratégia em prática. Elaboramos um cronograma de divulgação do evento, cujo principal meio de disseminação foi o WhatsApp (uma das principais ferramentas utilizadas pelo time comercial da Tedesco).
Ao longo de um mês, a equipe recebeu lembretes falando sobre o evento e, quanto mais o tempo passava, mais detalhes sobre a Convenção eram revelados. Foi uma forma de aguçar a curiosidade de todos e engajar o time para adesão total.
Assim como um time precisa de um craque, um bom plano de comunicação precisa de um toque especial. No caso da Convenção de Vendas da Tedesco, foram os brindes. E nós seguimos dentro da temática, porque não brincamos em jogo!
Fizemos o layout, buscamos fornecedores e ficamos responsáveis pelo bom andamento da confecção desses brindes, que foram:
Tudo devidamente pronto, apita o árbitro e bola rolando! O dia da Convenção foi um sucesso absoluto, com todo o ambiente devidamente estilizado com a temática, espaço instagramável para a interação entre os colaboradores e um cronograma de ações completo.
Teve coffee break, muitas palestras, churrasco no almoço e até happy hour! E esse dia teve dois momentos que consideramos superespeciais: a apresentação do novo posicionamento da empresa e do sistema CRM e máquina de vendas.
Ambos os momentos foram apresentados pelos heads do time Quanta e Upplay. Felipe Andreola, da Quanta Ideais, ficou responsável por apresentar o novo posicionamento de mercado da Tedesco, mostrando como a marca quer se apresentar para o mundo nesse momento de retomada e crescimento.
Além disso, Vacionir Júnior, da Upplay, apresentou o sistema CRM e máquina de vendas que nosso time de desenvolvimento elaborou para a Tedesco. Essas duas ferramentas vão fazer toda a diferença para o time comercial, que ganha mais facilidade para gerir as vendas e manter um bom relacionamento com os clientes.
E, claro, tudo isso foi devidamente registrado com a nossa captação de fotos e vídeo. Buscamos os melhores ângulos e gravamos tudo em alta resolução, permitindo que a empresa possa usar esses materiais para posteridade.
No vídeo a seguir, você confere um resumo desse evento que foi um golaço:
No case da Tedesco, o time Upplay utilizou estratégias do endomarketing (marketing interno) para engajar os colaboradores, fortalecer a imagem da marca e criar um espírito de união na empresa.
E esse é apenas um exemplo de como um bom plano de comunicação pode ser utilizado a favor da sua empresa. Quer melhorar seus resultados e utilizar o marketing da maneira certa? Então entre em contato conosco e dê uma goleada na concorrência!