Primeiro tour 360º que se tem notícia

O Mês de Arquitetura e Design da Serra – M.A.D.S. foi uma mostra virtual idealizada e executada pela Upplay. O M.A.D.S. nasceu a partir de uma dificuldade da Associação Sala de Arquitetos em continuar realizando mostras de arquitetura bianuais, com recursos financeiros bem reduzidos em comparação a edições de anos anteriores.

O sistema que desenvolvemos em 2017 – e que até hoje ainda pode ser acessado – possibilita um tour 360º por ambientes projetados. Além disso, quem visitava a mostra tinha contato em tempo real com o arquiteto responsável, por meio de uma ferramenta de chat; além de informações sobre fornecedores, materiais e móveis usados nos ambientes.

Tour 360º: mostra virtual de arquitetura: a imagem mostra a página "arquitetos" do site, na qual há fotos de diversos arquitetos que fazem parte.

Mostras de arquitetura

A Mostra Sala de Arquitetos, realizada a cada dois anos, sempre foi um dos eventos de arquitetura mais tradicionais da Serra Gaúcha. Contudo, devido aos materiais utilizados e número de pessoas envolvidas, além de funcionários e local para ser realizada, a Mostra acabou tendo um custo extremamente elevado para ser viabilizada. O número de visitantes também vinha caindo consideravelmente a cada edição, assim como o volume de negócios concretizados, uma vez que os profissionais responsáveis pelos espaços não estavam à disposição dos visitantes durante todos os dias do evento.

Então, em 2017, quando a Mostra estava ameaçada de não acontecer, a gestão da Sala de Arquitetos apostou em uma ideia inovadora e inédita, desenvolvida pela Upplay: uma mostra de arquitetura totalmente virtual, expondo ambientes já existentes e habitados.

Tour 360º

Foi a partir dessa necessidade do cliente em realizar a Mostra, porém com recursos reduzidos, que a Upplay desenvolveu o M.A.D.S. Para viabilizar o evento, ele aconteceu de forma virtual, por meio de um tour 360º em ambientes reais, já executados pelos arquitetos associados, abonando assim os maiores custos que a Mostra física teria.

Os profissionais participantes selecionaram um espaço idealizado por eles, que já estava pronto e habitado, para ser fotografado e exposto. A fim de recriar a sensação do visitante de estar dentro do ambiente, a Upplay produziu fotos em 360º que permitiram uma visão completa do cômodo.

http://www.madssaladearquitetos.com.br/

M.A.D.S.

Além da imersão no tour 360º, em cada ambiente foram identificados os produtos das empresas patrocinadoras do M.A.D.S. – pisos, cortinas, mobiliário e tintas -, o que foi excelente para os parceiros do evento. Dentro do site da Upplay, foi criado ainda um chat em que os visitantes podiam entrar em contato com os arquitetos, em tempo real, possibilitando assim que mais negócios pudessem ser fechados durante o evento.

Uma das grandes vantagens de uma mostra virtual foi poder ampliar o período que os visitantes pudessem conhecer os ambientes. As visitas ocorreram durante toda realização do M.A.D.S., a qualquer horário, bastando apenas um computador, celular ou tablet com acesso à internet.

Além disso, os ambientes 360º criados pela Upplay também serviram como portfólio para os arquitetos, que puderam ser vistos por um número muito maior de pessoas, prospectando novos clientes e fechando mais negócios.

Maior visibilidade e mais negócio

Ao mesmo tempo em que ocorria amostra virtual, o M.A.D.S. contou com 11 ações voltadas à criatividade e atualização profissional, sediadas em diferentes locais de Caxias do Sul, envolvendo alguns dos maiores nomes da arquitetura, design e áreas afins.Ao todo, a Mostra recebeu 63 mil visitas aos ambientes, vindas de 39 países. E esse número cresce a cada dia, já que a plataforma desenvolvida pela Upplay é permanente; o tour continua online para visitas e contatos com os arquitetos.

O Mês de Arquitetura e Design da Serra é uma prova de que apostar no virtual e em tecnologias recentes pode criar uma rede de relacionamento que coloca visitante, profissional e fornecedor em constante contato, num modelo de negócio diferenciado e muito eficiente!

Entre em contato
Dê um #up nos seus resultados, com um #play na sua comunicação. Entre em contato conosco!