O que faz uma campanha publicitária ter sucesso? Na nossa opinião, é ter um time engajado, com total comprometimento para conquistar os melhores resultados possíveis. É isso que você encontra com a equipe do hub criativo surgida da união de duas agências de comunicação de Caxias do Sul: a Upplay e a Quanta Ideias.
Exemplo desse empenho foi a campanha de 50 anos dos Supermercados Andreazza, um expoente mercadista da Serra Gaúcha, que contou conosco para criar mais do que uma ação de aniversário, mas um presentão para os consumidores da rede. Com ela, conquistamos resultados incríveis!
Mas vamos começar do início? Afinal, bons resultados começam a ser construídos com um bom planejamento. Nos acompanhe na retrospectiva a seguir!
A história da empresa começou como um sonho familiar, a partir da união e dedicação dos patriarcas da família Andreazza: dona Terezinha e seu Orlando. Juntos, abriram uma pequena vendinha de bairro, que foi crescendo até se tornar uma das maiores redes de supermercados do Rio Grande do Sul.
O sentimento familiar permanece o mesmo depois de meio século, e para comemorar os 50 anos de história da empresa, nada melhor do que presentear outras famílias com prêmios capazes de torná-las mais felizes. Esse era o sonho do cliente. E a missão do time Upplay + Quanta foi tornar tudo realidade, com divulgação pesada e uma comunicação integrada e eficiente.
Confira os passos que demos para concluir esse projeto ambicioso!
Estar próximo ao cliente é fundamental para atingir bons resultados, e prezamos por isso desde a nossa primeira reunião para a campanha de 50 anos do Super Andreazza. Junto da equipe comercial, definimos os prêmios e mote de tudo: seriam cinco carros e 50 ranchos (no valor de R$ 1.000 cada). Bastava que o cliente fizesse compras e, a cada R$ 50,00 gastos, ganhava um cupom para concorrer.
Ideia central elaborada, era chegada a hora de partir para o planejamento e execução.
“Ótimo! Vamos premiar muitos clientes do Super Andreazza, mas como tirar essa ideia do papel e torná-la viável?”.
Foi na etapa de planejamento que obtivemos as respostas para essa pergunta. Nosso time definiu que seria necessário desenvolver:
Um plano complexo, mas que era essencial para o sucesso da empreitada. Assim, dividimos as tarefas entre cada núcleo criativo e as engrenagens começaram a rodar!
Um dos pilares para o sucesso da promoção foi o trabalho dos nossos desenvolvedores. Foram eles que deram “vida” ao sistema sob demanda que foi integrado ao aplicativo do Super Andreazza, ao sistema de vendas da rede de lojas do Grupo e à página de cadastro (hotsite).
A lógica toda se baseou na capacidade de identificar o valor individual de cada produto registrado nas notas fiscais. Para receber um cupom, o consumidor precisava acumular R$ 50 em compras, e a ferramenta era capaz de excluir bebidas alcóolicas e outros produtos vetados, e calcular em dobro o valor das compras de produtos das marcas patrocinadoras. Tudo automatizado e com registro dos históricos, garantindo a lisura e transparência do processo.
Um conceito acessível, facilmente identificável e capaz de despertar o desejo nos consumidores: essas foram as ideias centrais para a criação da identidade visual da campanha. Para isso, utilizamos as cores da rede (azul e vermelho), além de elementos que reforçavam o sentimento de comemoração em família.
Essa identidade foi utilizada em toda a comunicação de campanha, sendo o ponto central em materiais como comercial de televisão e conteúdos para as redes sociais.
A captação de imagens e produção audiovisual é uma das especialidades da colaboração entre Upplay e Quanta, então elas não poderiam ficar de fora na produção dessa campanha! Essa etapa foi essencial para uma boa divulgação, e englobou materiais como vídeos para redes sociais e também para a televisão – esse último você confere abaixo:
O toque final da campanha de 50 anos do Super Andreazza ficou por conta do conteúdo para redes sociais. Aqui engajamos muita gente do time, redatores, designers, editores de vídeo, social medias… Esse pessoal todo ficou responsável por divulgar a promoção, os ganhadores e os sorteios. Este aspecto foi fundamental para manter os clientes da rede sempre alertas, lembrando o porquê comprar no Andreazza era melhor. Afinal, além de comprar bem, a pessoa ainda concorria a prêmios!
Ok, você já entendeu que o trabalho foi árduo por aqui, mas agora deve estar se perguntando “e isso tudo deu resultado?”. Ô, se deu! Ao todo, foram mais de 44 mil participantes! Isso significa que todas essas pessoas foram ao Super Andreazza para comprar e participar da promoção.
Além disso, mais de 378 mil cupons fiscais foram cadastrados na plataforma on-line. Tudo isso gerou leads e aumentou o fluxo de compras nas lojas – um sucesso total!
E aí, você também quer utilizar um marketing bem elaborado a favor da sua empresa? Então entre em contato conosco e se diferencie da concorrência!