A comunicação entre empresas e consumidores passa por evoluções constantes. Atualmente, essa troca vem sendo feita de forma mútua, onde o público possui voz cada vez mais ativa. Para manter relevância nesse cenário, as estratégias de marketing são essenciais. Isso ocorre em todas as áreas, incluindo o meio jurídico. Ainda assim, é necessário cautela para não ferir o código de ética estabelecido pela OAB. Quer entender como o marketing jurídico pode ser aplicado em seu escritório para obter mais clientes? Acompanhe o nosso artigo!
O meio jurídico é regido, em suma, por princípios éticos e pela atuação cautelosa de seus profissionais, que, como prestadores de serviço, ainda necessitam tornar seus trabalhos conhecidos, a fim de aumentar sua carteira de clientes. Nesse contexto, o marketing pode ser um grande aliado, e se caracteriza como o conjunto de estratégias utilizadas para promover o seu escritório ou empresa no meio jurídico.
Esse tipo de comunicação requer amplo planejamento e quando bem executado, auxilia na obtenção de resultados superiores pelos escritórios de advocacia. Entretanto, o marketing jurídico deve obedecer às regras do código de ética da OAB, não tornando a concorrência desleal ou agindo de má fé contra outros profissionais.
Por ser uma área mais restrita e regida por regras rígidas, muitos profissionais evitam a utilização do marketing para promover seus serviços. Porém, ainda é possível utilizar dessa estratégia como um meio ético e profissional de elevar a carteira de clientes atendidos.
O marketing jurídico digital é uma forma de consolidar escritórios como referência profissional, aproximando-os do público e respeitando os valores da profissão. Na Internet é possível estreitar as relações com os consumidores, informar sobre as mais diversas nuances e ainda criar estratégias para atrair novos clientes.
A produção de conteúdo é uma das formas de demonstrar a expertise de um profissional e ainda gerar confiança em sua audiência. É importante acompanhar quais são os conteúdos mais relevantes para o público de cada escritório e quais são as melhores plataformas para atingi-lo.
Isso é feito através de pesquisa e planejamento constantes, portanto, lembre-se: não basta apenas criar conteúdos dentro da área do direito, mas sim responder aos interesses do seu público-alvo. Além disso, a utilização da linguagem correta é de extrema importância. O conteúdo jurídico pode ser de difícil compreensão para quem não está habituado com a área, portanto sempre busque criar conteúdo de fácil compreensão.
Uma forma efetiva de afirmar autoridade no meio jurídico é a criação de um site para seu escritório. Ele deve ser desenvolvido dentro dos maiores padrões possíveis, com visual impecável e conteúdo pontual e relevante. Esses elementos ajudam a passar a credibilidade dos juristas para o meio digital.
Dessa forma, é possível gerar confiança entre seus clientes e profissionais da área. Isso porque o marketing jurídico agrega valor à sua marca, auxiliando na criação de networking e fortalecendo as relações do escritório como um todo.
Todo o marketing elaborado dentro do meio jurídico deve obedecer às normas estabelecidas no Provimento 94/2000. Elas foram criadas a fim de manter a publicidade da área com viés informativo e permitem a divulgação de identificação pessoal e curricular, áreas ou matérias jurídicas de exercício preferencial, horário de atendimento, cartões de visita e de apresentação, menção em anuários profissionais do ramo, entre outros.
Além disso, permite a criação de páginas on-line e a veiculação de anúncios na Internet, sempre obedecendo a mesma moderação utilizada em publicações off-line. O Provimento proíbe aquelas práticas que podem caracterizar concorrência desleal ou induzir o público ao erro.
Para conduzir a comunicação de seu escritório de advocacia com profissionalismo e eficiência, é necessário contratar uma agência transparente e com experiência no assunto. Esta é a Upplay. Possuímos uma equipe engajada e com conhecimento dentro do marketing jurídico, que está pronta para atender o seu negócio.
Criamos conteúdos e plataformas que obedecem às diretrizes de cada área de atuação, sempre com foco em resultados superiores.
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